Na tarde daquela sexta-feira, 23 de agosto, começava o pesadelo para trabalhadores da Vale e população de Brumadinho (MG). Não é de hoje que a empresa Vale vem cometendo crimes, basta lembrar o caso de Mariana na tarde de 05 de novembro de 2015.

Os crimes da Vale em Mariana e Brumadinho, além de afetar milhões de pessoas, com mortes e deixando muitas delas desabrigadas, destroem o meio ambiente. Esses dois casos são os dois maiores acidentes ambientais da história do país. Vidas foram ceifadas pela contaminação e não podem ser creditadas a um “acidente”, devemos buscar as relações sociais construídas por detrás deste acidente.

O caso da Vale é um escândalo, privatizada por US$4 bilhões, em 1997, mas somente no período de 2000 a 2017 a empresa teve um lucro líquido de US$ 86 bilhões de dólares. Privatizações assim não só é flexibilizam das leias como é também a destruição dos direitos trabalhistas. Dentro deste processo de “reestruturação produtiva” e precarização, levam a demissão de pelo menos 12 mil trabalhadores. Para garantir seus interesses as mineradoras garantem investimento nas campanhas eleitorais dos principais candidatos, em todos os estados onde tem atividades. A corrupção se estende também ao judiciário.

A Vale deve bilhões em multas ambientais, previdenciárias e trabalhistas, sem que isso signifique uma intervenção e que tanto governantes e judiciário a obrigue a pagá-las. Em Mariana não pagou nenhuma multa por ter matado 19 pessoas, destruído diversos povoados, destruído córregos e o Rio Doce, afetado a vida marinha, os pescadores, enfim, isso é crime, isso é um absurdo. O caso de Brumadinho e Vale escancaram todas as relações de classe.

O que existe hoje é uma mistura de luto, dor, desolação na cidade e toda a região, mas também de indignação com a Vale e com os governos coniventes. Isso pode ser sentido em todos os lugares do Estado e do país. O crime da Vale em Brumadinho não pode ficar impune. Devemos exigir cadeia para o presidente da Vale e ex-presidente, e suas diretorias. Cadeia também para os cúmplices nos governos sejam de quais partidos forem, pois, os mesmos favoreceram e aceleraram o licenciamento fraudulento para expansão e funcionamento das barragens.

Toda solidariedade ao povo de Brumadinho e aos trabalhadores da Vale S/A e suas famílias!