Os patrões mais uma vez, de forma irresponsável, querem jogar nas costas de trabalhadores e trabalhadoras a crise do país – se aliam ao Governo para retirar direitos.

Na primeira Rodada de Negociação – Campanha Salarial 2019, que aconteceu no dia 09 de maio de 2019, eles voltaram a desrespeitar nossa categoria e, de forma covarde, não apresentam nenhuma contra proposta.

Na reunião nossa comissão foi recebida pelo presidente da patronal que disse “a proposta do ano passado está valendo, só iremos negociar se o Sindicato entregar os direitos da categoria de bandeja, por exemplo: feriados, banco de horas, além de implementarem a reforma trabalhista em nossa categoria.” Isso é grave!

Da mesma forma que comerciários(as) em assembleia falaram alto e bom som “não, não, não… patronal, direitos não se retiram”, não iremos negociar feriados, muito menos banco de horas – pois são conquistas nossa!

Se estivermos unidos iremos conseguir nosso aumento, bem como tantas outras propostas que estão em nossa pauta de reivindicações.

A hora é de ganharmos às ruas e lutarmos para que não retirem nossos direitos. A hora é de mantermos mobilizados.

Como todos já sentiram no bolso, tudo aumentou: água, luz, gás, cesta básica, etc. Nosso salário, por exemplo, está sem reajuste desde o ano passado. Será decidido na Justiça, sabemos muito bem de que lado ela está! Com certeza não é do nosso!!

O sindicato vai estar visitando a base e conversando com cada comerciária e comerciário. O caminho é mobilizar, organizar e lutar contra os ataques de patrões e do Governo. Estamos em estado de alerta, qualquer momento o sindicato poderá está realizando paralisações em nossa categoria. Venha construir a luta junto ao o seu sindicato. Denuncie sua loja caso estejam cometendo assédio moral, praticando banco de horas e exigindo o trabalho em dias de feriados, que segue proibido em nossa categoria.

???? 14 de junho vai entrar pra história de nosso país com uma grande Greve Geral

O Brasil aderiu a paralisação na educação e tornou vitorioso o 15 de Maio, milhares de pessoas foram às ruas em mais de 200 cidades em todo o país. Este dia unificou toda a classe trabalhadora e foi um esquenta para á Greve Geral no dia 14 de junho. O sindicato dos comerciários e região estará mobilizando a categoria para que possamos construir uma Greve Geral vitoriosa.

A Classe Trabalhadora vem sendo atacada duramente pelo atual governo. A Reforma da Previdência caso for aprovada, é uma reforma em que irá dificultar a aposentadoria de comerciários e comerciárias.

Com o cortou 30% dos investimentos para Universidades e Ensino Básico. A educação e o futuro do seu filho fica totalmente comprometida, o sonho de chegar as universidades ficam mais longe. Cortes como como estes atingem diretamente os profissionais de educação, estudantes e todos os(as) trabalhadores(as) do país.

Papel de nossa categoria na luta de classes:

Derrotar a Patronal e o Governo
Garantir nosso aumento nas ruas e na luta
Por aumento de salário digno sem retirada de direitos
Contra os cortes da educação
Contra a Reforma da Previdência
Que retirem um trilhão dos banqueiros.