No último dia 30/03/2020, a justiça do Rio de Janeiro autorizou o funcionamento das lojas americanas, alegando ser fornecedora de serviços essenciais – tudo em nome do lucro. Um verdadeiro absurdo!

Entendemos que essa loja não está entre a lista de serviços essenciais. Essa decisão vai contra as recomendações médicas e as autoridades competentes, mostrando um total desrespeito com a população e expondo seus funcionários ao vírus. Muitos desses funcionários se encontram no grupo de risco, ferindo frontalmente a determinação da justiça do trabalho do RJ que determinou o fechamentos do comércio. Inclusive, após a determinação da Justiça/RJ de liberar a abertura das lojas Americanas, o TRT elevou para 20 mil a multa, caso a lojas Americanas desrespeitem a decisão.

O município de Nova Iguaçu está preste a decretar estado de calamidade, seu prefeito decretou o fechamento dos comércio, permitindo só serviços essências, como mercado e farmácia.

Pedimos a população que evite sair de suas casas. Precisamos salvar vidas e dar condições para que os(as) trabalhadores(as) de supermercados e farmácias, que como heróis, estão tendo quer ir trabalhar. Não podemos arriscar nossas vidas em troca do lucro do patrão, que em nome da economia vem expondo seus trabalhadores a morte.

O sindicato está visitando as lojas de serviços essenciais para garantir que as empresas forneçam, EPI´s e deem condições de trabalho como: transporte e redução de jornada de trabalho. Como a liberação remunerada dos que estão em grupos de risco.

Atenção:

Contamos com a ajuda de todos e todas. É de fundamental importância que os Cipeiros relatem no livro da CIPA, caso a empresa não esteja fornecendo álcool em gel, papel toalha, mascaras, lavatórios, etc.

Denuncie ao sindicato para que podemos juntos melhor combater o Covid-19 e salvar vidas de todos os trabalhadores e trabalhadoras.