“Pessoas têm que morrer, paciência, temos que salvar o país e a economia do país… e se as pessoas morrerem, paciência.” (Presidente Bolsonaro).

O comércio está funcionando a pleno vapor (supermercados, farmácias e materiais de construção). As ruas estão cheias, os ônibus e trens lotados, tudo em harmonia para salvar à pátria, o país e a nossa economia desde sempre combalida. Foi enviado também propostas relativas à segurança e saúde do(a) trabalhador(a) ao Sindicato Patronal. Infelizmente o Coronavírus não é uma gripezinha e nem resfriadinho como defende o presidente Bolsonaro.

Os(as) trabalhadores(as) de serviços essenciais estão dentro de lojas – se locomovendo em transportes públicos e se contaminando.

O Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região encaminhou diversas notificações às empresas para priorizar a saúde e segurança do trabalhador, inclusive, com denúncias ao MPT. Foi enviado também recomendações ao sindicato dos patrões mediante nossa proposta de Convenção Coletiva Emergencial, sumariamente recusada pelos patrões.

Não iremos admitir que os comerciários e comerciárias fiquem doentes pela negligência dos patrões e governos. No Centro de Nova Iguaçu, lojas que não prestam serviços essenciais estão funcionando à revelia das Leis Municipais, recomendações estaduais, do ministério do trabalho e OMS. Estão funcionando de forma irregular e expondo a contaminação do COVID-19 aos trabalhadores(as).

Esse governo é genocida quando incentiva os mais fragilizados a irem trabalhar ou esmolar nas ruas por falta de políticas públicas para combater o coronavírus e diminuir os impactos econômicos em nossas vidas.

Vidas importam SIM! Hoje, três diretores do sindicato se encontram afastados do trabalho com suspeita do COVID-19. Não há testes suficiente para todos e todas, estamos navegando no escuro sem saber a real dimensão dos números de infectados e mortos pelo Coronavírus. Quem tem fome tem pressa! Quem fica doente quer hospitais e médicos.

Nossa luta é todo dia e o sindicato estará intensificando todas as medidas cabíveis para garantir aos trabalhadores e trabalhadoras segurança e saúde no chão de loja.

O lucro não deve estar acima de nossas vidas!!!