A Via Varejo se apoia no Governo para atacar trabalhadores e trabalhadoras!

Não é de hoje que as Casas Bahia vem se apoiando nos governos. Está sendo assim desde o seu surgimento. Após a fusão com o grupo Pão de Açúcar e com a criação da Via Varejo, acelerou os ataques com as demissões, retiradas de direitos, terceirização, etc., passando pela legalização dos trabalhos aos domingos sancionado no Governo Lula (PT), onde condicionou a abertura dos feriados em CCT. O governo Dilma (PT) também atacou o conjunto dos trabalhadores beneficiando o alto escalão dos empresários com a MP 664 e 665 (dificultando o acesso ao auxílio desemprego, pensões por morte etc. O Governo de Temer do MDB também fez sérios ataques com a Reforma Trabalhista em 2017. Hoje, mais do que nunca, com o Governos Bolsonaro (sem partido), vem desferindo ataques aos trabalhadores e trabalhadoras do comércio, bem como e o conjunto da classe trabalhadora, com a MP 905 que nada mais e que o aprofundamento da reforma trabalhista de Michel Temer, a Reforma da Previdência e a MP 936.

Apoiado nesses governos, os empresários de nossa região, vem dia a dia transformando a vida de seus trabalhadores em um grande pesadelo.

Já são dois anos sem reajuste de salarial e assédio moral por parte das chefias. A maior parte dos estoquistas e caixas foram obrigados a aceitar um novo modelo de contrato onde rebaixa salários. Alguns setores foram extintos. Os(as) caixas, mesmo ganhando menos, tiveram que acumular a função, sem contar as demissões. Muita sendo demitido por justa causa – um verdadeiro absurdo! Não podemos aceitar essa situação! Não assinem nenhuma advertência sem antes consultar o sindicato!

Cadê nosso aumento via varejo?

A Via Varejo é o braço direito da patronal em nossa região. Ela faz parte da comissão de negociação salarial, que se nega dar o nosso reajuste salarial. Enquanto gasta rios de dinheiro com propaganda na novela da globo e patrocinando lives, seus funcionários amargam a falta de aumento de salário há mais de 2 anos, e ainda insiste em chamar de seus colaboradores.

Até agora eles só ofereceram 2% e, mesmo assim, condicionando a legalização do feriado e do banco de horas. O sindicato vem fazendo acordo em separado. Não tem desculpa para a empresa não ter dado o reajuste. Exigimos nosso aumento, já. Via varejo patrocina lives nas rede sócias com a PLR dos trabalhadores – mais uma falta de Respeito.

A Via Varejo apresentou um lucro de 78 milhões no 4º semestre de 2019 e, em meio a uma pandemia, anuncia aos seus trabalhadores que não teve lucro e que por isso irá pagar 10% levando em consideração ao salário de cada um.

Estamos criando uma comissão de trabalhadores e trabalhadoras para apurar os ganhos da Via Varejo em 2019 e pedir da empresa que apresente o balancete e prove que não teve lucro.

Vamos juntos exigir que a empresa pague o que e nosso de direito! Se a empresa teve seu lucro, queremos nossa parte!

Organizados Somos Mais Fortes!