Com a chegada do verão, as empresas precisam buscar melhores condições climáticas para manter um ambiente mais confortável para os trabalhadores.

Um dos principais problemas que podem ser causados pelo calor é o estresse térmico, que acontece quando a temperatura interna do corpo sofre uma sobrecarga e passa a não ter condições de manter a temperatura considerada ideal. Em geral, qualquer ambiente ou circunstância que exponha o corpo a fontes de calor superiores a 35ºC  pode causar mudanças físicas e mentais no trabalhador.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS DO ESTRESSE TÉRMICO:

Suor intenso, exaustão, esgotamento físico e mental, choque térmico, câimbras, conjuntivites, insolação, pressão baixa, desmaios e desidratação são comuns em locais com muita incidência de calor.

Todos esses problemas prejudicam a saúde do profissional e comprometem sua capacidade de produção. Além disso, excesso de calor pode desencadear doenças mais sérias, como câncer de pele e problemas respiratórios.

A legislação brasileira indica que a temperatura média dos locais de trabalho deve ser entre 20ºC e 23ºC, tanto para escritórios quanto para setores de produção. Essa média deve ser constantemente monitorada, especialmente em indústrias, onde a presença de máquinas faz com que haja um maior aquecimento do local.

Denúncias relacionadas:

Therezinha Calçados, Nilópolis – A empresa, além de não fornecer nenhuma condição de trabalho, tem por prática desligar o ar-condicionado pra economizar energia, deixando os funcionários expostos a um calor infernal, colocando em risco a saúde de seus trabalhadores e trabalhadoras.

Essa empresa já foi notificada pelo sindicato outras vezes. Em resposta, a empresa informou que iria manter o ar ligado, mas é só os diretores do sindicato virarem as costas que o ar-condicionado é desligado. Isso é um absurdo! O sindicato irá tomar as medidas cabíveis.

Franklin – Nilópolis – á fazem mais de 3 meses que os trabalhadores vêm sofrendo com o calor. Segundo a empresa, já foram feitos vários reparos, porém, na última vez que o sindicato teve informações, foi dito que já tinham contratado uma empresa pra consertar, mas até agora nada! Vamos ficar de olho! Você, trabalhador(a), denuncie caso o problema não for solucionado, iremos tomar as medidas cabíveis.

NÃO FIQUE SÓ! DENUNCIE! – WHATSAPP: (21) 98347-7081