A conjuntura política no Brasil vem ao longo dos anos mudando de forma rígida. A concentração econômica vem ficando cada vez mais nas mão de poucos. Com isso, a classe trabalhadora e os pobres do país, vêm ficando com todas as dificuldades possíveis para se viver no Brasil. Os Governos do PSDB, PT, PMDB e agora com o PSL, são os verdadeiros culpados por esse cenário no país.

A Reforma Trabalhista foi bastante orquestrada pelos políticos e empresários para acabar com os sindicatos e arrochar ainda mais as vidas de trabalhadores e trabalhadoras. Com ela, a CLT foi rasgada, vários direitos que foram conquistados ao longo dos anos foram retirados.

Em 2019, o Governo de Jair Bolsonaro, piora a situação. Bolsonaro diz descaradamente que os empresários no Brasil é quem sofre demais. Não satisfeito, diz que os trabalhadores têm muitos direitos e que isso não pode mais continuar, sendo assim, reforça a política neoliberal e o capitalismo segue mais sanguinário. Jair Bolsonaro ataca em todas as esfera: educação, com cortes nas universidades; nas industrias, com grande escala de demissões, no comércio, querendo impor a Livre Economia, expondo comerciários e comerciárias aos trabalhos de domingo à domingo, inclusive ao feriados, criando a MP 881.

Este Governo também ataca o conjunto da classe trabalhadora e da população quando quer implementar a Reforma da Previdência. Por isso estamos ao lado de uma Central Sindical que vem sendo o escudo dos trabalhadores e mais pobres deste país. Estamos falando da CSP-Conlutas. Quando muitas das outras centrais deram as costas para os trabalhadores, se retirando das lutas, a nossa CSP-Conlutas estava ali, sempre fiel aos seus propósitos, organizando atos e greves por todo o país.

É verdade que estamos há dois anos sem aumento de salários. Mas é verdade também, que em nenhum momento este sindicato deixou de lutar, sempre questionamos essa política de retiradas de direitos feita por patrões e governos. Analisando o que foi escrito acima, sobre a política feita e executada para banqueiros, empresários e políticos, existe uma total influência nas negociações de salário de nossa categoria.

O Município de Nova Iguaçu tem uma importância imensa na economia do Estado do Rio de Janeiro, só que essa economia fica nas mãos de poucos, ou seja, dos patrões, que além de não quererem dar o aumento de salário, querem aprofundar a Reforma Trabalhista com o aumento na carga horária de trabalho, validar o trabalho em dias de feriados e, também, com o aumento do assédio moral.

Por tudo isso, reafirmarmos aqui a importância de um sindicato de luta e que não se vende para os patrões. Mesmo com todos esses problemas gerado pelos patrões e empresários, nosso sindicato sempre esteve nas ruas e nas lojas lutando contra todo o tipo de percas de direitos. O momento pede união, pois sozinhos não conseguiremos nada. Sindicato e categoria tem que estarem juntos lutando pelo um só ideal!