TRABALHADORAS(ES) QUE ARRISCAM SUAS VIDAS PARA QUE OUTROS FIQUEM EM CASA, EXISTEM.

São comerciárias e comerciários, heroínas e heróis anônimos, que estão na linha de frente em contato com esse vírus traiçoeiro e letal. Mesmo tendo vidas em riscos, alguns supermercados, farmácias e materiais de construção, não distribuem adequadamente os equipamentos de segurança necessários ao combate do COVID-19. Faltam: máscaras, luvas, álcool gel, papel toalha, água e sabão em abundância.

O Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região é solidário e luta para que estes(as) trabalhadores(as) possam se proteger a si mesmos e as suas famílias contra o coronavírus – que não é uma gripezinha – é uma doença que mata e, mata muito mais os idosos e o povo pobre.

Sendo assim, reiteramos que as redes de supermercados e outros serviços essenciais tenham a sensibilidade em proteger seus trabalhadores(as). Já existem vários afastamentos de trabalho devido a suspeita de contaminação ao coronavírus, inclusive, de um diretor do sindicato que segue em tratamento. Denúncias não faltam, o Sindicato já notificou várias empresas exigindo saúde e segurança aos seus trabalhadores e trabalhadoras.

Se não houver um recuo em relação a esses desvios, o sindicato estará tomando as medidas cabíveis, justas e necessárias para termos o que é de mais importante ao fim dessa crise: as nossas vidas.

Na saúde pública, governos e patrões vêm nesse momento de horror enfiando goela abaixo o remédio mais amargo, redução de salário e demissões em massa, tudo isso para preservar o lucro de poucos em detrimento da vida de muitos.
Repudiamos a retirada de direitos: MP 905 e MP 936. Que os ricos e poderosos paguem a conta dessa crise. Solidariedade de classe é nosso horizonte. É na luta que iremos trazer esse horizonte cada vez mais para perto.

Pelo fim da exploração, por saúde e segurança do trabalho e pelas vidas dos trabalhadores e trabalhadoras.

Só a luta muda a vida

(Órgão informativo do Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região)