1º de Maio Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras
A vida acima do lucro: vamos manter a quarentena!

É PROIBIDO O TRABALHO NO COMÉRCIO!

1º de Maio é dia do trabalhador(a), portanto é proibido o trabalho no comércio! O nosso sindicato sempre foi contra o trabalho aos domingos e feriados por entender que este dia, além de servir para o descanso, o 1º de Maio é uma data histórica da classe trabalhadora!

Em tempos de pandemia é mais que necessário os trabalhadores e as trabalhadoras de supermercados, farmácias e matérias de construção descansarem neste dia. Estas pessoas estão trabalhando exaustivamente dia após dia, pegando ônibus e trens lotados para se chegar ao trabalho. Além do mais, sabemos que muitos que estão trabalhando neste setor de serviços essenciais, não tem a mínima proteção necessária: álcool gel, máscaras, luvas, sabão ou detergente para lavar as mãos, etc. É triste informar que muitos de nossos colegas de trabalho estão adoecendo, inclusive, chegando até a morte, pois cada dia cresce o índice de trabalhadores e trabalhadoras infectados pelo COVID-19.

Sem estrutura e investimento na saúde pública os hospitais do Estado do Rio de Janeiro já não tem mais leitos para atender a tantos casos de Coronavírus, entrando em colapso! Para os demais setores do comércio, o momento é de permanecer em quarentena!

Como nós sabemos, algumas mediadas foram adotadas tarde demais pelo Governo Nacional. Outras ainda se quer foram tomadas! Com a permanência da quarentena a ideia é que diminua as aglomerações nos supermercados e farmácias!

Exigimos também que se reduza a jornada dos trabalhadores nos serviços essências, expondo menos estes(as) trabalhadores(as) ao risco de contaminação!

Neste 1º de Maio teremos nosso Ato Classista, que terá uma live (na página da https://www.facebook.com/CSPConlutas/) com representações do movimento sindical e popular, eventos culturais e, às 20h30, vamos fazer um panelaço em defesa da vida e exigir Fora Bolsonaro e Mourão, já!

Por uma quarentena de 100% neste 1º de maio no comércio geral de Nova Iguaçu e Região!

Exigimos condições de trabalho dignas aos trabalhadores por parte de governos e patrões!

Em defesa dos direitos, salário, emprego e renda!

Fora Bolsonaro e Mourão!