PANDEMIA DO COVID-19 | POPULAÇÃO NEGRA E 132 ANOS DA LEI ÁUREA

O 13 de maio não é uma data comemorativa, pois, o fim da escravidão negra não significou liberdade, igualdade e fraternidade. Pelo contrário, a liberdade é limitada dentro das favelas e bairros periféricos onde quem manda hora é a milícia, hora é o tráfico. Igualdade é uma mera ilusão.

O Brasil é um dos países mais desiguais do planeta, poucos ganhando muito e muitos com quase nada. Fraternidade é uma palavra ao vento, o Brasil mata e prende muito, a cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado, 812 mil o número de presos é a terceira população carcerária do mundo, destes 41,5%, não têm condenação, estamos atrás de Estados Unidos e China, lembrando que ficar preso é coisa de preto e pobre. O número de homicídios em 2019 foi 41.635, portanto aqui a pena de morte existe de fato, mas não legalmente, o Brasil não soluciona nem 10% dos casos de homicídios.

Durante 132 anos de Abolição pouca coisa mudou. Em tempos de pandemia do COVID-19, à casa grande quer nos fazer trabalhar até morrer e sem segurança nos locais de trabalho. No passado o povo negro derrubou a casa grande, pôs fogo nas senzalas, enfrentou os capitães do mato, os bandeirantes e organizou os quilombos que resistem e lutam até hoje.

Comerciários(as), o nosso maior patrimônio é a vida. Nossa História é de luta e será com lutas que atravessaremos essa crise sanitária. A exploração e a ganância não poderão prosperar. Nesse 13 de maio vamos abolir o trabalho precarizado, vamos nos libertar dos salários sem reajustes, vamos gritar por liberdade e escolher o caminho da vida e do trabalho – mais trabalho digno e seguro para enfrentar o Coronavírus e proteger nossas famílias.

Basta de exploração! Nossa Princesa é Dandara, senhora guerreira! Nossa grande liderança é Zumbi.

O 13 de maio não nos representa! Queremos reparações pelos crimes praticados no passado e que ainda perduram. Salve aqueles(as) que trabalham em serviços essenciais para garantir a saúde dos que estão em casa em isolamento.

Por menos que conte a história. Não te esqueço meu povo. Se Palmares não vive mais. Faremos Palmares de novo.

Quarentena total!
Governos precisam garantir renda e moradia dignas para todos poderem fazerem isolamento!
Requisição de leitos privados para o SUS!
Estatização de todos hospitais sob controle da população!
Fora Bolsonaro e Mourão!

Órgão Informativo do Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região Contato Whatsapp: (21) 98347-7081