Lojas Leader encerra suas atividades na Baixada!

O fechamento das Lojas Leader de Nova Iguaçu e Região é fruto do capitalismo, quando sobrevivem os mais fortes ou aquelas empresas melhores administradas, resumindo que possam gerar lucros sobre os ombros dos trabalhadores e trabalhadoras.

O fechamento dessa loja não foi causada somente pela pandemia do COVID-19 e o isolamento social – tem haver e muito com má gestão também.

Desde 2015 ela vem sofrendo lentamente muito por causa do desempenho do país, o PIB recuou 3,6% em 2016, e o Brasil teve a pior recessão da história. Essa sequência de dois anos seguidos de baixa, só foi verificada no Brasil em 1930 e 1931; ritmo de corte em 2015 e 2016 foi o maior. Pela 1ª vez, todos os setores se contraíram. Sendo assim, a Leader também encolheu como várias outras empresas.

Segundo a revista Valor Econômico a empresa está em recuperação extrajudicial desde 2018, tem sido pressionada por fornecedores que estão com pagamentos em atraso, especialmente fabricantes de vestuário. O plano de recuperação não contempla essas empresas, apenas os bancos, que estão cobertos pelo acordo, diz essa fonte.

Ainda segundo a Revista Valor Econômico, nas últimas semanas, entraram pelo menos mais dois pedidos de falência de fornecedores da Leader no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

O sindicato se solidariza aqui os trabalhadores e trabalhadoras desta loja e, informa que, os(as) trabalhadores(as) que ainda não receberam suas rescisões de contrato ou estão com seus salários em atrasos, entre em contato imediatamente conosco para que possamos tomar as medidas cabíveis de forma política e jurídica.