sindicato dos comerciarios de nova iguaçu

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

É nesse contexto de luta das mulheres pretas que iremos nos mobilizar – “Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver”. Mesmo em momentos de um governo progressista, com o retorno da Secretária de Mulheres e da Igualdade Racial, nossa expectativa ainda continua sendo por mudanças e, essas mudanças, precisam ser centrais e não superficiais.

Reparações históricas pela vida das mulheres também. Isso tudo com total liberdade das mulheres como um todo e das mulheres não brancas como tema central. Não há como seguir caminhando num mundo extremamente machista e racista – agora desgraçadamente com o avanço da extrema direita no mundo. Basta!

Precisamos exigir em nossa marcha o compromisso pela nossa independência a se conquistar e por nossas reparações por causa dos crimes praticados no passado e que alguns, infelizmente, permanecem: tráfico negreiro, escravidão moderna, tortura e estupros. Isto posto, devemos permanecer em luta. Permanecer no caminho das denúncias e defendendo nossa autodefesa. A PL 1904 é mais um ataque da extrema direita via parlamento, “criança não é mãe e estuprador não é pai”. A privatização das praias é outro ataque da extrema direita e bolsonarista, onde o acesso do povo negro será restrito e o território indígena e quilombola hoje ocupado, serão violados.

▪️ Vamos continuar marchando pelas vidas das mulheres não brancas e brancas sendo nossas aliadas
▪️ Vamos continuar marchando pela vida das nossas crianças e dos nossos idosos.
▪️ Vamos continuar marchando contra as opressões: machismo, racismo e lgbtfobia.

VIVA AS LUTAS DAS MULHERES!
VIVA TERESA DE BENGUELA!
VIVA DANDARA!
VIVA AS LUTAS DAS MULHERES PRETAS DO MUNDO!

Leave a comment

Leave a comment