Contra o Horário Livre no Comércio!.
Salientamos, (em primeiro lugar, que a grande maioria dos Municípios brasileiros, possui Horário Livre no Comércio). Esta legislação é parte de uma política Neoliberal imposta, especialmente, pelas grandes redes de Supermercados.

Ressaltamos que 85% deste setor, que é capitaneado por Empresas norte-americanas, empregam 50% da mão de obra. Os 15% restantes liderados por pequenos empreemdimentos geram a mesma quantidade de postos de trabalho, ou seja, uma clara política de precarização do trabalho. Arrocho salarial, banco de horas, falta de creches e extinção de direitos.

Com a lei do Livre Horário no Comércio, os patrões passaram a ter o direito de abrir e fechar seus estabelecimentos a hora que bem entenderem, como se os trabalhadores comerciários fossem máquinas, que são privados do convívio familiar, do descanso, do lazer… e quando esses trabalhadores adoecem, são jogados fora.

Os comerciários possuem uma das maiores jornada de trabalho do País, trabalhando em pé, mais de 56hs semanais; a hora extra quando feita são compensadas nas grandes redes. Há uma grande
incidência de casos de depressão e muitas doenças ocupacionais, na categoria.

O setor do Comércio é quase sempre a primeira oportunidade de trabalho dos jovens, filhos da classe trabalhadora, daí a grande probabilidade da exploração desses jovens. Trata-se de um setor com grande rotatividade, muito complexo, e baixa conscientização dificultando a mobilização, que passa também pela concepção e burocratização das direções sindicais. Com o Horário Livre no Comércio, a exploração, o trabalho semi-escravo, chega a patamares que não são vistos pela sociedade. Infelizmente este cenário é parte que se encontra a categoria dos comerciários brasileiros.

A situação é pior para as mulheres que são 70% de nossa categoria, as creches não atendem em horários especiais (sábado,domingo,feriados e depois das 19 horas)
Onde as comerciarias deverão deixar seus filhos? Os patrões empregam apenas mulheres sem filhos, e na pior das hipóteses muitas crianças são deixadas com visinhos, irmãos mais velhos infelizmente a sorte, ou sendo vitimas fáceis do tráfico e da violência etc…..

• Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região
  • Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região